Bairro do Castelo - Fotos por José Frade:EGEAC
Publicado em Janeiro 3, 2015

Festas de Santo António e Marchas Populares, Lisboa

Portugal/ Sul [ Lisboa ]

Existem outras cidades portuguesas que celebram as Festas de Santo António mas, em Lisboa, as festividades contam com a presença de milhares de locais e visitantes. Todos os anos em junho, Lisboa acolhe as festas antoninas, dedicadas a Santo António.

No dia 12 de junho saem à rua as Marchas Populares que representam os bairros de Lisboa. São milhares de pessoas – de várias idades e nacionalidades – que vão assistir ao desfile na Avenida da Liberdade.

Durante a noite de Santo António há vários arraiais nos bairros da cidade – Alfama e Madragoa são dos que mais gente concentram – com música popular e bailes pela noite fora. As esplanadas e os fogareiros estão montados, para se provarem os pratos típicos das festas: caldo verde, sardinha assada e sangria para acompanhar. O cheiro a manjerico, a planta ligada às festas, sente-se em todo o lado.

Casamentos de Santo António 2014 - Direitos Reservados CML

Casamentos de Santo António 2014 – Direitos Reservados CML

Por ser considerado um santo casamenteiro (Santo António), nesta data são realizados os Casamentos de Santo António, em que vários casais casam no mesmo dia e na mesma igreja. É já uma tradição com muitos anos, como conta a história da iniciativa.

Veja aqui o vídeo das Festas de Santo António para saber como é o ambiente, pelo menos, no bairro de Alfama onde foi filmado.

As Marchas Populares (veja o vídeo) são outra das tradições de Santo António e representam os bairros lisboetas. São feitas de cor, animação, música popular, coordenação dos participantes e rivalidade. Os participantes treinam, o ano inteiro, para impressionarem os juízes e alguns bairros contam com a presença de padrinhos ou madrinhas, que costumam ser pessoas conhecidas.

Alfama - Fotos por José Frade: EGEAC

Alfama – Fotos por José Frade: EGEAC

Para se preparar para a festa, fique a conhcer algumas das músicas tradicionais que fazem parte das Marchas Populares: Lisboa Gaiata, Noite de Santo António, Lisboa dos Manjericos e Marcha da Graça, entre muitas outras.

Bairro do Castelo - Fotos por José Frade:EGEAC

Bairro do Castelo – Fotos por José Frade:EGEAC

Preparado para a festa? É só entrar no espírito das festas antoninas, em Lisboa 😀 Veja este vídeo.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo