Aletria
Publicado em Dezembro 26, 2014

O que se come no Natal, em Portugal?

Eventos [ Natal ]

Em Portugal, o Natal é responsável por rituais gastronómicos que se repetem ano após ano. Apesar de não ser um país grande, a diversidade na gastronomia é enorme e mesmo no Natal, de norte a sul, há diferentes iguarias para provar, tanto nos pratos principais como nos doces. Fique a conhecer os sabores da gastronomia portuguesa nas festas natalícias!

Prato de Natal © Viaje Comigo

Prato de Natal © Viaje Comigo

Bolo-Rei

Bolo-Rei (feito com frutos secos e frutas cristalizadas)

O bolo-rei é o doce tradicional das festas que começam no Natal e se estendem ao Dia de Reis, em janeiro. Também o pão-de-ló (geralmente acompanhado com queijo da serra) é um dos bolos que não falta numa mesa natalícia. Existe ainda quem prefira o (mais liquido no interior) pão-de-ló de Ovar.

As rabanadas (ou fatias douradas) são dos doces caseiros que também se comem em todo o país. Toda a gente terá uma receita especial, mas, por norma, são fatias de pão, molhado em leite ou água quente, e depois passado por ovos e frito. O molho, ou calda de açúcar, pode ter mel, limão, vinho do Porto, etc. Também variam as receitas para o molho e podem ser acompanhadas com fios de ovos.

Rabanadas

Rabanadas

No Minho e Douro Litoral comem-se mais rabanadas, sonhos, arroz doce, aletria, mexidos, sopa dourada, pudim e leite creme. Já na Beira Litoral é também tradicional fazerem-se os formigos e broinhas e, na Estremadura, as farófias e merendeiras de Natal.

Em Trás-os-Montes e Alto Douro é habitual provarem-se as migas doces e o pudim de Natal, no Ribatejo, os bolos podres, no Alentejo as azevias, coscorões e carolo e no Algarve as filhós.

Lombo Assado

Lombo assado, com batata assada e laranja

Nos pratos principais, também cada região (e família) adota iguarias diferentes. O bacalhau é indubitavelmente o rei nas mesas natalícias. O fiel amigo é cozido com batatas, ovos e couves. Do que sobrar costuma fazer-se o chamado “farrapo velho”, ou “roupa velha”, que junta tudo o que sobrou, mistura e aquece. Ou seja, são os restos da Consoada.

Mesa de Natal

Mesa de Natal

Pudim

Pudim

Outros pratos também degustados em Portugal, na época de Natal: polvo cozido, leitão assado, perú assado e recheado, lombo ou vitela assada, entre outros.

A mesa também fica recheada – e é igualmente tradicional – de frutos secos, com figos, pinhões, avelãs, nozes, amêndoas, ameixas, alperces, uvas passas e outras frutas cristalizadas.

Frutos secos

Frutos secos

No almoço de Natal costuma ser servida uma canja de galinha e um assado (pode ser de perú recehado, galo, leitão, cabrito/borrego ou porco).
Nos Açores, usa-se muito a galinha, porco ou vaca para as refeições natalícias. Na Madeira, come-se a canja de galinha e as tradicionais espetadas com carne (com carne temperada com vinho e alho). Também o bolo de mel da Madeira, o bolo de noz ou de abóbora são as sobremesas servidas neste arquipélago.

Sonhos © Viaje Comigo

Sonhos © Viaje Comigo

Frutos secos © Viaje Comigo

Frutos secos © Viaje Comigo

Bolo Rei © Viaje Comigo

Bolo Rei © Viaje Comigo

Leite creme © Viaje Comigo

Leite creme © Viaje Comigo

Figos com nozes © Viaje Comigo

Figos com nozes © Viaje Comigo

Pudim © Viaje Comigo

Pudim © Viaje Comigo

Bolo de Natal © Viaje Comigo

Bolo de Natal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo