Torre de Belém
Publicado em Dezembro 22, 2014

Torre de Belém, Lisboa

Portugal/ Sul [ Lisboa ]

Em LisboaTorre de Belém situa-se na área de Ajuda-Belém e é um exemplo da arquitetura manuelina. Este edifício representa uma época de expansão financeira do século XVI, resultante das trocas comerciais no Índico. Nesta fase, os monarcas começaram a valorizar e apoiar ainda mais as ciências e as artes, tendo D. Manuel I particular atenção e um dos maiores patrocinadores.

Evite as filas e compre aqui o seu bilhete para visitar a Torre de Belém.

©Direitos Reservados Torre de Belém

©Direitos Reservados Torre de Belém

A Torre foi construída entre 1514 e 1520 e serviu para defesa da barra de Lisboa. Para esse efeito tinha dois edifícios distintos, com propósito militar: uma torre de menagem e um baluarte que permitia tiros de maior alcance.

Rinoceronte ©Direitos Reservados Torre de Belém

Rinoceronte ©Direitos Reservados Torre de Belém

No exterior do edifício está a imagem de um rinoceronte que, diz-se, foi inspirado numa oferta do animal (que veio da Índia, de barco), pelo Rei de Cambaia ao Rei D. Manuel I. A sua chegada deixou a cidade em polvorosa, já que, segundo se sabe, era o primeiro rinoceronte vivo em solo europeu desde o século III.

O rinoceronte chegou em 1514, mas passado um ano o rei português estava a oferecê-lo ao Papa. O animal não sobreviveu ao naufrágio do barco onde seguia, mas o rei decidiu empalhá-lo e oferecê-lo na mesma ao chefe de Estado do Vaticano.

Torre de Belém

Torre de Belém

Junto das guaritas destacam-se ainda duas imagens: S. Miguel (lado direito) e S. Vicente (lado esquerdo) que é padroeiro de Lisboa. Na fachada sul, virada para o rio Tejo, encontra-se o escudo real de D. Manuel I.

No interior da Torre pode visitar a sala do Governador, a Sala dos Reis (com uma lareira e um varandim com vista para o Tejo), a Sala das Audiências e a Capela.
No topo está o terraço da Torre com vista para o rio Tejo, jardins, Centro Cultural de Belém e Mosteiro de Jerónimos.

Sala do Baluarte ©Direitos Reservados Torre de Belém

Sala do Baluarte ©Direitos Reservados Torre de Belém

A Torre de Belém integra a lista do Património Cultural de toda a Humanidade da UNESCO e reflete o esplendor de Portugal, quando ocupava um lugar cimeiro entre as potências mundiais e descobria o mundo pelos mares.

Pode saber mais sobre a Torre de Belém e de forma muito educativa. Clique aqui para visualizar o vídeo sobre esta famosa torre.

Torre de Belém - vista do rio Tejo

Torre de Belém – vista do rio Tejo

INFORMAÇÕES
TORRE DE BELÉM, Lisboa

Evite as filas e compre aqui o seu bilhete para visitar a Torre de Belém.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo