Parada do Macy's em Nova Iorque
Publicado em Novembro 25, 2014

O que é o Dia de Ação de Graças? (Thanksgiving Day)

Américas/ Estados Unidos

O Dia de Ação de Graças é celebrado, nos Estados Unidos, na última quinta-feira do mês de novembro. É uma festa religiosa e serve sobretudo para dar graças a Deus, pelo que de bom aconteceu no ano.

É feriado nos Estados Unidos e Canadá e é visto no mundo inteiro como uma antecipação do Natal. É o início das festas natalícias.

Ação de Graças © Martha Stewart

Ação de Graças © Martha Stewart

Conta a história que o primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado, em 1621, pelos colonos, em Plymouth, em Massachusetts. Nessa altura, a celebração dava graças pelo bom ano de colheitas.

No entanto, só em 1863 foi declarado feriado nacional nos Estados Unidos, pela mão do presidente Abraham Lincoln.

Mais tarde, em 1939, Franklin Roosevelt decidiu que a Ação de Graças devia ser celebrada durante a terceira semana de novembro, para que o comércio tivesse mais clientes e assim dinamizar a economia preparando as compras de prendas de Natal.

Nem todos os Estados seguiram esta medida. Só mais tarde foi determinado que seria a quinta-feira, da quarta semana de novembro, e que ficaria como feriado nacional.

©Thanksgiving Simpsons

©Thanksgiving Simpsons

O Dia de Ação de Graças é passado em família com encontros – unindo pessoas de todos os lados do país – e com orações e missas.
Em certas partes do Brasil também é celebrado o Dia de Ação de Graças e no Canadá é assinalado na segunda segunda-feira de outubro.

Nos Estados Unidos, nalguns locais fazem-se desfiles – o desfile do Macy’s, em Nova Iorque, é um dos mais conhecidos – e jogos de futebol americano. E o encontro também se faz à mesa com tradições culinárias.

Parada do Macy's em Nova Iorque

Parada do Macy’s em Nova Iorque

Jantar típico do Dia de Ação de Graças:
– Perú assado com recheio
– Puré de batata e batata doce
– Milho cozido
– Tarte de abóbora, maçã e nozes
– Bolachas cookies

Todos os anos, são comidos 46 milhões de perus no Dia de Ação de Graças. Por isso mesmo, todos os anos existe a tradição do indulto do peru: o Presidente dos Estados Unidos salva um peru de ir parar aos pratos… pelo menos naquele ano.

A sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças é chamada de Black Friday. A seguir ao Thanksgiving Day as lojas fazem todas promoções mas, nessa sexta-feira, as promoções são ainda maiores e há uma corrida às lojas, de tal forma que há disputa de artigos entre os clientes.

Parada do Macy's em Nova Iorque

Parada do Macy’s em Nova Iorque

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo