Bocas del Toro - vista do avião - Panamá © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 10, 2014

Parques Naturais do Panamá

Américas/ Panamá

Ao visitar o Panamá vai perceber que são muitos os parques naturais do país que merecem uma visita. Climas diferentes, animais distintos e muitos criados a partir de erupções vulcânicas. Para os amantes da natureza são autênticos locais paradisíacos.

O Viaje Comigo apresenta-lhe os cinco principais:

1. Parque Internacional La Amistad

Com 207 mil hectares de extensão, ao longo da Cordilheira Central das províncias de Chiriquí e Bocas del Toro, este parque, de origem vulcânica, tem vistas incríveis a partir dos seus pontos mais altos.
O parque é património da Humanidade da UNESCO e famoso pelas árvores de grande porte, especialmente amendoeiras, assim como pela passagem dos rios Teribe e Changuinola, dois dos principais fornecedores hidrolétricos da Cidade do Panamá.
O Parque Natural La Amistad acolhe mais de 100 espécies de mamíferos, nove espécies de anfíbios, três tipos de cobras e cerca de 400 espécies de aves – incluindo o colorido pássaro Quetzal.

2. Parque Nacional Cerro Hoya

Fica na costa do Pacífico da Península Azuero e tem uma altitude de 1.559 metros e uma extensão de 32,557 hectares.
De origem vulcânica, apresenta um clima instável e os rios como Tonosí Guánico fazem os seus percursos através de cascatas e quedas de água.
Como floresta tropical, possui espécies de árvores como o mogno e o carvalho, além de ser casa de muitos pássaros.

3. Parque Nacional General Omar Torrijos Herrera

Está em El Cope, a norte da província de Coclé, onde o ponto mais alto é o Cerro Peña Blanca, a 1.314 metros acima do mar.
Apresenta um clima caribenho, com florestas montanhosas e os rios San Juan, El Grande e Nombre de Dios.
Habita aqui uma grande variedade de mamíferos, como a onça-pintada, veados de cauda branca ou a jaguatirica.

4. Parque Nacional Volcán Barú

Com uma área de 14,322 hectares fica na província de Chiriquí. O clima de floresta tropical atribui-lhe temperaturas que variam entre os 10°C e os 20°C.
Neste parque está o vulcão Baru, que esteve ativo durante muito tempo, o que permitiu criar trilhos de lava vulcânica e falésias que hoje em dia fazem parte da Cordilheira de Talamanca. Falésias percorridas pelo rio Caldera que se une aos rios Chiriquí, David e Platanal.
Neste parque vai encontrar animais únicos na região, como pumas, veados, porcos-espinhos e morcegos.

5. Parque Nacional Sarigua

Está na província de Herrera, com uma vasta planície entre os rios Santa Maria e Parita.
Foram as chuvas, ventos e marés que provocaram esta erosão, transformando a área numa das mais secas do país e dando a ilusão de um deserto.
O deserto Sarigua funciona também como centro de estudos antropológicos, onde é frequente encontrarem-se vestígios arqueológicos com mais de 11.000 anos, sendo uma das zonas mais antigas do Istmo do Panamá. Mais info.

Vista do avião sobre o Canal do Panamá © Viaje Comigo

Vista do avião sobre o Canal do Panamá © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo