Ponte da Barca - Rio Lima © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 1, 2014

Visitar Ponte da Barca, Portugal

Portugal [ Ponte da Barca ]

No norte de Portugal, Ponte da Barca é um dos locais que merece uma visita atenta para se descobrir a sua história e a sua cultura. Os seus encantos naturais, e também por ter metade do território no Parque Nacional da Peneda-Gerês, valeram-lhe o título de Reserva Natural da Biosfera.

O ponto mais alto do concelho de Ponte da Barca é na Serra Amarela, no alto da Louriça, freguesia de Lindoso, com 1359 metros de altitude. Existem vários trilhos interpretativos, com percursos pedestres assinalados, nesta área.

Ponte da Barca - Rio Lima © Viaje Comigo

Ponte da Barca – Rio Lima © Viaje Comigo

O nome Ponte da Barca, vem do facto de antigamente não existir a ponte (na foto) e a ligação entre as duas margens se fazer com uma barca. Aliás, ainda está uma pequena barca junto do rio Lima, mas já não é usada para fazer a travessia. A ponte, de meados do século XIV, deu o nome de S. João de Ponte da Barca (1450).

Se anda à procura de informação e do que pode fazer no concelho e no Alto Minho, encontra, no centro da vila de Ponte da Barca, a Loja Interativa de Turismo com a agenda de eventos e lista locais que pode visitar.

Centro de Ponte da Barca

Centro de Ponte da Barca

O QUE FAZER

– Conhecer o centro da cidade – passeie pelas ruas estreitas, pare para provar a doçaria regional, para descobrir o artesanato e ainda desfrutar dos espaços mais modernos que estão também abertos à noite, para tomar um copo;

Igreja Matriz de Ponte da Barca

Igreja Matriz de Ponte da Barca

– No centro histórico: Igreja Matriz (século XVIII), Igreja da Misericórdia (Século XVI), ponte medieval, pelourinho, Fonte de S. João, Capela da Lapa, Capela de S. Bartolomeu, Capela de Santo António e Mercado Pombalino (século XVIII);

Pelourinho de Ponte da Barca

Pelourinho de Ponte da Barca

-Ir até à beira-rio, passar pela ponte medieval; fazer uma caminhada junto ao Lima. Leve um livro e desfrute deste espaço, se o tempo ajudar, claro. No verão, estenda a toalha e aproveite para se refrescar;

Mercado Pombalino

Mercado Pombalino

– Passear na Ecovia, a pé ou de bicicleta. Inclui a ciclovia de mais de 40Km entre Ponte da Barca e Viana do Castelo;

– Aluguer de bicicletas pela Planeta Lima. A partir de 12€;

– Atividades no rio Lima: kayak, canyoning, etc A descida de kayak realiza-se ao domingo de manhã. Reservas pela Planeta Lima. Preço: 25€;

Espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso

– Visitar a Porta de Lindoso: com o seu castelo e o maior ajuntamento de espigueiros em Portugal. São mais de 60 espigueiros que têm sido conservados, preservando a história local. Saiba tudo sobre o Lindoso no Viaje Comigo – clique aqui para ler- e como marcar visita ao castelo.

O castelo é Monumento Nacional e foi construído no reinado de D. Afonso III – como é comprovado pelas siglas e o escudo – para defesa da fronteira contra os invasores espanhóis.

Castelo e Espigueiros de Lindoso

Castelo e Espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso

– É em Ponte da Barca que está a maior albufeira da Europa, resultado da Barragem de Lindoso. A barragem e a central hidroelétrica do Alto Lindoso podem ser visitadas no interior – marcação prévia necessária (telefone: (+351) 253 371 122).

A visita vai até à casa das máquinas que fica a 340 metros de profundidade e, no teto, está uma imitação do que é o céu estrelado em Lindoso.

Barragem de Lindoso

Barragem de Lindoso

– Mosteiro de Bravães: a igreja do antigo mosteiro é um dos mais destacados monumentos do românico no Alto Minho. Salienta-se o pórtico principal voltado a ocidente e, na porta lateral, a figura do místico cordeiro. Fica na freguesia de Bravães, concelho de Ponte da Barca.

Ponte de Ponte da Barca

Ponte de Ponte da Barca

ONDE COMER

A gastronomia portuguesa e minhota são muito diversificadas, por isso, em Ponte da Barca os restaurantes variam muito a sua ementa sem esquecer pratos típicos como a carne barrosã e lampreia, na sua época.

O Viaje Comigo ficou a conhecer dois restaurantes e sugere-os aqui. Clique para saber mais.

Restaurante Moinho

Restaurante Moinho

Bacalhau no Restaurante Moinho

Bacalhau no Restaurante Moinho

ONDE DORMIR

O Viaje Comigo ficou instalado na Casa D’Auleira, em Grovelas, em meio rural com vista para as montanhas. Fique a saber mais sobre esta casa no Viaje Comigo.

Pesquise outros alojamentos em Ponte da Barca

Casa D'Auleira, Grovelas

Casa D’Auleira, Grovelas

Casa D'Auleira, Grovelas

Casa D’Auleira, Grovelas

Casa D'Auleira, Grovelas

Viaje Comigo na Casa D’Auleira, Grovelas

EVENTOS E FESTIVIDADES EM PONTE DA BARCA

– Agosto: Feira de Artesanato

– Agosto: Romaria de S. Bartolomeu

– Páscoa: Mui Dolorosa Paixão de Cristo (quinta-feira Santa)

– Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval: Pai Velho – Entrudo Tradicional em terras de Lindoso

– Desfolhada Minhota: último sábado de setembro

– Dezembro: Feira do Mel

Casa D'Auleira, Grovelas

Viaje Comigo na Casa D’Auleira, Grovelas

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo