AVIAO-TAP
Publicado em Setembro 22, 2014

Jet Lag: como minimizar os sintomas

Preparar a viagem [ Voos ]

É uma expressão que toda a gente já ouviu falar: “jet lag”. Mas, o que significa? Não tem uma tradução direta, mas significa uma “descompensação horária” quando mudamos de fuso horário. Por vezes, pode ser usada como sinónimo de insónia, porque afeta diretamente o sono, mas não é só sobre isso que o “jet lag” incide.

Não há forma de contornar o jat lag, quando viajamos para países com fuso horário muito diferente do nosso, mas existem formas de minimizar o seu impacto. Geralmente, quando faz uma grande viagem (por norma, mais de 7 horas), dentro do avião, o corpo vai ressentir-se com o fuso horário do destino. E são, muitas vezes, precisos vários dias (e até semanas) até que o corpo se habitue a novos horários.

Acordar a meio da noite, insónias, ter fome fora das refeições e cansaço excessivo, são alguns dos sintomas do jet lag. Pode ainda ter outros sintomas mais graves como:

– enjoos;
– irritação;
– dificuldade de concentração.
– perturbações gastrointestinais;
– perda de apetite;
– desorientação;
– cefaleias;
– desidratação.

Entre o mais rápido possível à rotina do país para onde vai viajar:
– ainda em casa vá mudando os seus horários aos poucos;
– coloque, no relógio, a hora do destino, ainda no avião, para se mentalizar psicologicamente;
– respeite os horários das refeições no destino;
– quando chegar ao destino, vai querer dormir, mas tente só o fazer à noite – pode é deitar-se mais cedo do que o normal.

Nota: muita gente toma medicamentos para dormir, durante a viagem, mas isso poderá ser pior para o seu corpo se ajustar aos novos horários.
Por isso, antes da viagem, consulte um médico para que ele lhe prescreva medicamentos que possam diminuir os sintomas mais graves de jet lag.

De acordo com alguns especialistas, ao viajar através de vários fusos horários, o organismo vai adaptar-se ao horário local, ao longo dos dias. Ou seja, se a viagem tiver uma diferença horária de oito horas – e não puser em prática algumas das dicas para minimizar o jet lag – vai demorar cerca de oito dias para adaptar-se à hora local. E defendem que o mesmo acontece quando regressa a casa.

Dicas para minimizar o Jet Lag:
– Durma bem na noite anterior ao voo (organize tudo e faça a mala com antecedência);
– Evite ingerir cafeína e nada de álcool;
– Use roupa confortável e não apertada, durante o voo, para se sentir mais relaxado;
– Não fique sempre sentado: de duas em duas horas, levante-se e caminhe alguns minutos. Fique de pé no avião, esticando braços e pernas;
– Não cruze as pernas, porque dificulta a circulação sanguínea;
– Beba bastante água, para manter o corpo hidratado;
– Se possível, faça caminhadas no dia da viagem (quando chegar ao destino) e no dia seguinte;
– Apanhe sol, moderadamente.

Viajar de avião - Foto: 宅-KEN © Pixabay

Viajar de avião – Foto: 宅-KEN © Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo