Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles
Publicado em Agosto 16, 2014

Restaurante Le Marais, Nova Iorque

Gastronomia [ Nova Iorque/ Restaurantes ]

Em Nova Iorque existem restaurantes de quase todas (ou mesmo todas!) as nacionalidades. Se estiver com vontade de provar a cozinha francesa, experimente o Le Marais do português José Meireles – que é também restaurante kosher.

O Le Marais fica na 150 West 46th Street, entre a 6ª e a 7ª Avenida, muito perto de Times Square e da Broadway. Além da cozinha francesa (patés, coq au vin blanc, Magret de Canard, etc), as carnes são a sua especialidade (bife de vaca, veado, carneiro, galinha, e pato, mas sem carne de porco!). Aliás, é aqui que se comem alguns dos melhores bifes e hambúrgueres de Nova Iorque.

Veja aqui o Guia Completo de Nova Iorque

Sala Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Sala Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

A história de José Meireles é a de muitos emigrantes de sucesso. Foi para os Estados Unidos, com a mulher, começou em Newark, passaram pelo Colorado, New Jersey e depois mudaram-se para Nova Iorque. Tiveram filhos e só vêm a Portugal de férias. Foi nos Estados Unidos que concretizaram os sonhos.

Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

José Meireles sempre gostou de cozinhar e, depois de alguns anos a trabalhar em restaurantes, decidiu investir num curso de cozinha. O atual chef , que em Portugal trabalhava num banco, decidiu, em 1987, frequentar o French Culinary Institute, em Nova Iorque. Estudou durante seis meses, para depois abrir o seu primeiro restaurante: o Les Halles, em Park Avenue.

Foi aquele o primeiro restaurante e o sucesso bateu-lhe logo à porta. A zona não era das mais badaladas de Nova Iorque, mas o restaurante trouxe muito movimento àquela parte da cidade. No dia seguinte à abertura já tinha fila à porta e uma hora de espera para arranjar mesa.

Foi nesse mesmo restaurante, Les Halles, que trabalhou Anthony Bourdain como cozinheiro – o escritor, chef e apresentador de programas de televisão de culinária internacional – e onde aprendeu a saborear a comida portuguesa.

Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

José Meireles abriu vários restaurantes em diferentes cidades norte-americanas -nem todos tiveram sucesso… – mas atualmente só tem o Le Marais. Ainda no Les Halles, foram os próprios clientes que o incentivaram a criar um restaurante igual mas seguindo os critérios da cozinha kosher – assim quem queria comer kosher comia, mas podia ir também acompanhado por quem comia não-kosher.

Meireles seguiu, então, os conselhos dos clientes e assim surgiu, em 1995, o restaurante nova-iorquino Le Marais, que tem como base a gastronomia francesa e a cozinha kosher.

Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

Durante os últimos anos, o Le Marais tornou-se um espaço de reconhecido valor e, como é normal, os restaurantes de sucesso chamam… nomes conhecidos: o bilionário Roman Abramovich foi um dos clientes que já lá passou, assim como os atores Aaron Eckhart, Cindy Crawford, Luci Liu e Mark Wahlberg, por exemplo.

A cozinha kosher tem regras diferentes de higiene alimentar:

– o funcionamento do restaurante tem, em permanência, a fiscalização de um rabino que verifica se são cumpridas as regras;

– no abate dos animais está também um rabino que certifica o ato e as partes da carne que são usadas;

– não se pode comer carne e produtos lácteos, enquanto se está a fazer a digestão de um ou outro;

– não é usada carne de porco e só serve peixe com espinha dorsal, escamas e barbatanas. Portanto marisco, raia, tamboril, lulas, polvo, etc, não são servidos;

– por ser um espaço kosher, o Le Marais fecha no sábado e à sexta-feira antes do pôr do sol. No inverno, reabre no sábado, ao pôr do sol; no verão fecha o sábado inteiro.

Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

INFORMAÇÕES
Le Marais, 150 West 46th Street, entre a 6ª e a 7ª Avenida, Nova Iorque
Telefone: +1 212-869-0900
Horário: domingo a quinta-feira 12h00-00h00; sexta-feira, 12h00-15h00
Preço médio do Le Marais 60€; ao almoço: 30€

Le Marais - Créditos das Fotos Martim Meirelles

Le Marais – Créditos das Fotos Martim Meirelles

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo