Praia de Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira
Publicado em Agosto 8, 2014

Viaje Comigo para a Ilha de Porto Santo, Madeira, por Bia Dias

A cidade vista por dentro/ Ilhas/ Portugal [ Madeira/ Porto Santo ]

A ilha de Porto Santo, que pertence ao arquipélago da Madeira, é um pequeno paraíso com 9 quilómetros de praia. O turismo é a principal atividade desta ilha que recebe milhares de visitantes todos os anos.

E, no Viaje Comigo, gostámos de contar com as sugestões dos nossos leitores. Trazem sempre uma visão diferente dos sítios e principalmente de localidades turísticas. Em relação a Porto Santo ficámos com as propostas de Bia Dias, de 20 anos, que mora na ilha.

Praia de Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Praia de Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

GASTRONOMIA DE PORTO SANTO

O que comer em Porto Santo?
– “O Picado é um prato carne de vaca aos cubos, batatas fritas e com um molho típico, ideal para partilhar, devido às suas dimensões”.
– “O Bolo do Caco é o pão tipíco da ilha. Pode comer-se apenas com manteiga de alho ou também com outros conteúdos, como em sande”.
– “O Prego é uma sande de carne de vaca, geralmente servida no bolo do caco”.
– “Lapas grelhadas, apanhadas por locais na ilha e acompanhadas por um molho ideal para molhar o pão”.

Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

RESTAURANTES EM PORTO SANTO

“Os restaurantes no Porto Santo são geralmente muito pacatos, com pouca animação, compensando isso na excelência dos pratos típicos cozinhados por locais”, diz Bia Dias.

– “João do Cabeço: é a melhor opção para saborear um excelente picado num restaurante rústico e com um ambiente familiar”;
– “O Escorpião: é o local com as melhores sandes da ilha, desde pregos a hambúrgueres tudo é cozinhado para comer e chorar por mais. Com um ambiente acolhedor é frequente encontrar lá muitos habitantes da ilha que, simpaticamente, podem iniciar conversas com desconhecidos a qualquer momento”.

Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

NOITE EM PORTO SANTO

Bares e discotecas em Porto Santo:
“Recomendo o bar A Fontinha, mais conhecido por Senhor Agostinho, onde se bebe a melhor poncha (bebida típica da região da Madeira) da ilha, acompanhada por amendoins. Pode desfrutar da bebida sentado num muro, junto à estrada, aproveitando as noites maravilhosas do Porto Santo”.

“Como muita coisa no Porto Santo, a vida noturna é sazonal. Para ambiente de discoteca, no inverno, aconselho o Caiscafé e, junto à praia, pode escolher conversar na rua ou dançar no espaço interior.”

“No verão, as opções já são mais vastas. Às terças-feiras deve passar pelo “Só de Verão” e às quintas pelo “Bar do Henrique”, ambos bares de praia, em que pode acabar a noite com um mergulho no mar quente.
As noites de sextas e sábados podem ser passadas no “Rei da Poncha”, no “Caiscafé”, no “Taskaki” e mais tarde, no “Dokaki”.

Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

HOTÉIS EM PORTO SANTO

“Aconselho o Hotel Porto Santo, que fica junto à praia e é um dos mais antigos da ilha, sendo muito agradável”.

“Aconselho também a Quinta do Serrado, um hotel acolhedor longe do centro e de zonas urbanísticas com aspeto rural e um ambiente familiar. Mas, para estadia na ilha, aconselho casas privadas, alugadas por locais que, com a sua simpatia, vão mostrar-lhe que o Porto Santo é uma grande família”.

Pesquise outros hotéis em Porto Santo.

Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

Qual a melhor zona para ficar?

“O Porto Santo é uma ilha extremamente segura, com uma qualidade de vida de topo, grande parte devido à segurança de que dispõe.
As melhores zonas para ficar são junto à praia, isto se não quiser andar muito para desfrutar de um belo dia de sol.”

O QUE PODEMOS VISITAR?

“O Porto Santo não é muito conhecido por monumentos e os melhores lugares para visitar são naturais. Aconselho com afinco:
– o Zimbralinho, uma baía com uma praia de calhau e um rochedo ao centro, com àgua cristalina;
– o Porto das Salemas, uma praia de areia com piscinas naturais onde nadam peixes nas suas águas transparentes;
– o Porto dos Frades, outra praia combinando a areia com as rochas numa conjugação extraordinária.”

Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

TRANSPORTES EM PORTO SANTO

“A ilha é pequena e os melhores meios para se deslocar são de bicicleta, de mota ou a pé, dependendo do tempo que vai ficar e do que quer conhecer.
Aconselho para o aluguer de motas e bicicletas a Auto Acessórios Colombo – o atendimento é personalizado e dizem-lhe mais sitios para visitar e como chegar até eles.”

Praia de Porto Santo - Foto: Turismo da Madeira

Praia de Porto Santo – Foto: Turismo da Madeira

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo