Pizza Pulcinella
Publicado em Julho 15, 2014

I Campeonato Português de Pizza, 21 de julho, no Porto

Notícias [ Pizzas ]

No dia 21 de julho, na Praça D. João I, no Porto, foram provadas 500 originais e saborosas pizzas, que saíram dos fornos, no I Campeonato Português de Pizza.

Foram cerca de vinte pizzaiolos, de pizzerias nacionais, os participantes neste campeonato onde foram premiadas as pizzas mais saborosas e também as que têm melhor aparência.

De acordo com o júri, o prémio para a Melhor Pizza foi conquistado pelo chef Giuseppe Irace, da pizzeria La Fiamma (Barcelos), com a pizza Napoli Palermo, que conquistou também o 2.º lugar no Prémio Beleza.

Ainda na categoria de Melhor Pizza, seguiram-se o chef Vítor Peixoto, da pizzeria Siamo in Due (Esposende), com a pizza Siamo in Due; e o chef Manuel Fernando Fernandes, da pizzeria Napolitana (Pevidém/Guimaraes), com a pizza Pepperoni.

Quanto ao Prémio Beleza, a escolha do júri recaiu sobre o trabalho do chef André Martins Rodrigues, da Pizzeria Vieri (Esmoriz), com a pizza Generoso. O 3.º lugar coube ao chef Pedro Girão, da pizzeria Girão (Porto), com a Pizza d’Aldeia.

Campeonato Português de Pizza

Campeonato Português de Pizza

O evento, de acesso livre, mostrou a confecção, ao vivo, das melhores pizzas do país. A organização deste campeonato partiu de Antonio Mezzero, napolitano de gema, a viver em Portugal há seis anos, e dono da Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. É o «Embaixador da Pizza Napolitana em Portugal».

Neste I Campeonato Português de Pizza, os pizzaiolos das melhores vinte pizzerias portuguesas foram avaliados por um júri de renome internacional, entre os quais estiveram representantes da organização dos campeonatos europeu e dos dois mundiais.

Nomes conceituados foram convidados para o evento, como Giorgio Damasio, Augusto Gemelli, Carmine Basile, Leone Copolla, Giovanni, Hélio Loureiro, Pedro Lemos ou Ruy Leão, para verem e avaliarem as pizzas a concurso em duas categorias: as pizzas mais saborosas e as pizzas com melhor aparência.

pizza

pizza

Entretanto, o público pôde assistir ao show de pizza acrobática, repetido no final das provas, com a presença do tricampeão do mundo da especialidade, Paulino Bucca e do campeão do mundo Leone Copolla.

Prémios:

1º) Recebe uma taça, qualificação e Inscrição para participar no concurso Mundial de Pizzaiolo;

2ª) Recebe uma taça, qualificação e inscrição para o Campeonato Europeu de Pizza;

3º) Recebe uma taça e inscrição no Campeonato Português de Pizza 2015.

O I Campeonato Português de Pizza tem também uma vertente solidária: as receitas provenientes das inscrições revertem a favor da ala pediátrica do IPO/Porto.

INFORMAÇÕES

Data: 21 de julho de 2014

Local: Praça D. João I, no Porto

Horário: 10h30-18h30

Entrada livre

Antonio Mezzero

Antonio Mezzero

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo