Riad dar Thania
Publicado em Fevereiro 26, 2014

Onde dormir em Marraquexe, Marrocos

África/ Alojamento/ Marrocos [ Hotéis/ Marraquexe ]

Se há conselho que dou a quem me pergunta onde dormir em Marraquexem, Marrocos, é que fiquem alojados num Riad. Primeiro porque é uma habitação típica local, segundo porque ficam mesmo dentro da Medina e têm um ambiente muito acolhedor – mesmo que seja um espaço com muitos quartos.

Já fiquei no Riad dar Thania e no Riad 107.

O meu quarto Voyage no Riad dar Thania

O meu quarto Voyage no Riad dar Thania

Ficar num Riad é a melhor forma de sentir a vida de Marraquexe. Tanto o Riad dar Thania como o Riad 107 ficam a menos de 10 minutos a pé da famosa praça Jemaa el Fna e a primeira coisa que fazem, depois de pousarmos as malas, é ensinar-nos o caminho para ir ter àquela praça.

Esse caminho não é de facto fácil. Ruas estreitas cheias de gente, sem passeios, com lojas e motas a passarem ao nosso lado…

Riad dar Thania  - © Direitos Reservados

No primeiro andar do Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Aprendi o percurso no primeiro dia e cumpri à risca as indicações. É que dentro da Medina as ruas são labirínticas e se se perder não vai ser fácil sair de lá.

E o facto é que, muitas vezes, miúdos (e adultos) dão indicações erradas (propositadamente) para os turistas se perderem e depois “ajudam” a encontrar o caminho certo… pedindo dinheiro pela sua “ajuda”.

Foi a minha primeira lição de Marraquexe. Como em todo o lado, onde há muitos turistas, há também quem queira fazer dinheiro facilmente e à custa do nosso desconhecimento.

Riad dar Thania  - © Direitos Reservados

Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Estava há poucas horas em Marraquexe quando saí do Riad e, uns metros à frente, um grupo de miúdos começou a dizer (em várias línguas) que a rua estava fechada. Mas como podia – pensei eu – se ainda há uma hora passamos aqui e estava tudo bem? E continuam a dizer: que a rua estava em obras e que em vez de seguir pela rua da esquerda, devia seguiria pela direita.

Ora, apesar de ter lido em guias de viagem que isto acontecia, estava a ponderar seguir as indicações das crianças. Porque haviam de nos enganar, não é?

Estava eu a pensar nisso, quando passa um senhor mais velho, de barba branca, de bicicleta por nós e nos diz, enquanto continua a pedalar (sem parar): “não vão pelas indicações deles, eles querem que vocês se percam para depois vos pedirem dinheiro para vos ajudarem a sair do labirinto”.

Parecia um filme. Os miúdos a assobiarem ao homem, por lhes ter estragado o esquema e a rirem-se para nós, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E, em Marraquexe, percebi depois, é mesmo a coisa mais normal do mundo. Mas, como pode ver há quem o tente enganar e, no mesmo minuto, gente que o quer ajudar…

Aconteceram outras situações similares nos dias seguintes – que até já foram filmadas no programa “Burlar turistas” da National Geographic – que contarei noutras dicas de Marraquexe.

Mas, voltando a falar do alojamento. Os riads são casas geralmente com áreas de repouso, como pátios e terraços, assim como jardins interiores.

Riad dar Thania, Marraquexe  - © Direitos Reservados

Sala do Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Riad Dar Thania é muito confortável e familiar. É uma casa típica, dentro da Medina, com apenas quatro quartos, o que significa que vai ser sempre tratado com muita proximidade e por gente sempre atenta ao que precisar.

Dar Thania significa “a sua segunda casa” e foi mesmo em casa que me senti quando lá fiquei, de visita a Marraquexe. Também no Riad 107 se tem o mesmo acompanhamento e cuidado.

O pequeno-almoço é muito bom. Sumo de laranja natural (café, leite ou chá marroquino ou outro), pão marroquino torrado e panquecas (que eu adorava) – com muitoooo mel, manteiga e compotas.

Riad dar Thania  - © Direitos Reservados

Riad dar Thania – © Direitos Reservados

Se quiser pode provar a gastronomia marroquina no Riad, mas tem de marcar previamente. Basta reservar e marcar o dia e janta (ou almoça) na casa (eu fiz isso no Dar Thania). Neste riad os quartos são decorados com cores e temáticas diferentes, homenageando África, Ásia e Caraíbas. E há wifi (gratuito) em toda a casa.

No topo das casas, no terraço, está uma esplanada e sofás para aproveitar o sol ou ver as estrelas à noite. Pode também tomar lá o pequeno-almoço.

Veja aqui outros alojamentos em Marraquexe com preços e disponibilidade para as datas que pretende.

INFORMAÇÕES

Riad Dar Thania – 64 Derb Jdid, Quartier Douar Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos
Riad 107 – Derb Jdid Dour Graoua, Medina, Marraquexe, Marrocos

Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página