Crocodilo - Foto de António Guimarães
Publicado em Fevereiro 21, 2014

Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo

Miúdos/ Sul [ Montemor-o-Novo ]

O Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, reabriu, no início do mês de fevereiro, para mais uma época, no ano em que assinala 10 anos de existência.

O que podem lá fazer? Conhecer 400 animais, alimentar os que estão na Quinta, andar de trator, saltar no trampolim gigante, divertirem-se com jogos tradicionais e subir às casas das árvores.

Macacos rabo de porco

Macacos rabo de porco

O Parque Monte Selvagem é uma reserva animal que sensibiliza também para a preservação da natureza.

O parque abriu em 2004 e está situado num típico monte alentejano, rodeado de sobreiros e azinheiras, onde crescem várias espécies de plantas e vivem animais selvagens e domésticos.

Quintinha do Monte Selvagem

Na Quintinha do Monte Selvagem é possível conviver com os animais

No Monte Selvagem proporciona-se também a oportunidade para crianças (e adultos!) verem de perto animais que nunca tinham visto e até tocar-lhes e alimentá-los.

Além disso, o parque tem outras animações, como é o caso do trampolim gigante para toda a família – com 16 metros por 10 e cerca de dois metros de altura. A idade mínima para usufruir é de quatro anos e o peso máximo para os utilizadores é de 85Kg – sim, gente acima deste peso não pode andar lá aos saltos!

No passeio pelo Monte Selvagem vai encontrar outros jogos tradicionais como o peão, a macaca ou o jogo do burro.

Pode fazer uma visita pedestre ao Monte Selvagem numa área de 5 hectares. Vai encontrar vários habitats e animais variados desde o canguru, camelos, macacos, crocodilos, até porcos-espinhos e lémures.

Aprender a ordenhar vaca

Aprender a ordenhar vaca – esta não é verdadeira 😀

Existe ainda a Quintinha que acolhe os animais domésticos, onde os visitantes podem interagir e alimentá-los – sob supervisão dos tratadores, claro.

É aqui que podem também aprender a ordenhar uma vaca. Durante o dia vão sendo explicadas as alimentações dos diferentes animais.

Monte Selvagem - Casas nas árvores

Monte Selvagem – Casas nas árvores

Os miúdos vão adorar as casas das árvores. Quem é nunca sonhou ter uma?

A visita maior ao Monte Selvagem, aos 12 hectares de terreno, pode ser feita num trator. Nesse passeio, vai poder ver outros animais a passearem livremente como é o caso de zebras, lamas, avestruzes ou iaques. No lago vão estar os cisnes, patos e gansos.

Suricata no Monte Selvagem

Suricata no Monte Selvagem

Gaba-se o Monte Selvagem de ser a maior maternidade no Alentejo. A verdade é que é aqui que nascem muitas crias dos animais que acolhe.

Foi o caso do nascimento recente de lémures de cauda anelada, macacos do Japão ou  mesmo vários cães da pradaria.

No Monte Selvagem estão 400 animais distribuídos por cerca de 70 espécies diferentes.

Alguns dos animais do Monte Selvagem: avestruzes, bufo real, burro,  camelo, cabra anã, canguru de Bennet, cervicapra, cisne mudo, crocodilo do Nilo, doninha, esquilo, ema, elande, ganso, guaxinim, grou coroado, iguana, javali, jibóia, macacos, ovelhas, ouriço, pato, pavão, porco, papagaio, tartarugas, turaco de crista vermelha, watussi, zebra, entre muitos outros.

Monte Selvagem - Trampolim Familiar

Monte Selvagem – Trampolim Familiar

O Monte Selvagem tem bares de apoio, esplanadas, parques de merendas para piqueniques, áreas para festas (aniversários) e o parque está preparado para receber deficientes motores.

INFORMAÇÕES

Monte Selvagem – Reserva Animal, Monte do Azinhal, Lavre, Montemor-o-Novo

Telefone: +351 265 894 377

Horário: encerra à segunda-feira, exceto de for feriado; 10h00-19h00, de abril a outubro; 10h00-17h00, fevereiro e março

Monte Selvagem - Grou coroado

Monte Selvagem – Grou Coroado

Comentários

Poderá também gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página