Chernobyl, a cidade de Pripyat, na Ucrânia
Publicado em Janeiro 28, 2014

Os 13 sítios abandonados mais espetaculares

Alemanha/ Bélgica/ China/ Estados Unidos/ Itália/ Japão/ Rússia/ Ucrânia [ Sarajevo ]

Parecem cenários de filmes e estão espalhados pelo mundo inteiro. São locais abandonados, alguns já conhecidos, que guardam histórias de um passado, na maior parte das vezes, glorioso.

Restam agora carcaças de casas, castelos, de hotéis, diversões abandonadas e fábricas, entre outros espaços.

Nem o melhor realizador se lembraria, antes do acidente de Chernobyl, de uma cidade abandonada, depois do que aconteceu, e entregue ao tempo. O cenário apocalíptico é igual ao dos filmes de Hollywood sobre o fim do mundo.

Esses locais estão registados em fotografias, sem que se note a presença humana em qualquer uma delas. O total abandono neste sítios torna-os fantasmagóricos. São lugares esquecidos.

Já visitaram algum deles?

1. O castelo Miranda fica em Celles, na Bélgica. Depois da II Guerra Mundial, foi usado como orfanato e a família de aristocratas que era dona do edifício decidiu não fazer mais obras no edifício. Está agora abandonado e digam lá se não parece mesmo um castelo assombrado?

Castelo Miranda, Celles, na Bélgica

2. Cabana de pesca num lago, na Alemanha

Cabana, na Alemanha

3. Perto da cidade jugoslava de Sarajevo, foram montadas as pistas de bobsleigh, para as Olimpíadas de inverno, em 1984. Estão agora abandonadas.

Pistas de bobsleigh, em Sarajevo

4. Na China, a cidade de Shicheng – construída há 1300 anos – está debaixo de água há mais de meio século, altura em que o rio Xin’an inundou esta área.

China, a cidade de Shicheng

5. Na Polónia, é na cidade de Czestochowa que os comboios acabam as suas viagens. É como um cemitério de comboios.

Cemitério de comboios, na Polónia

6. Parece uma nave espacial, mas é uma fábrica de foguetes abandonada, na Rússia.

Fábrica na Rússia

7. Em Itália, San Fruttuoso, foi colocada a 17 metros de profundidade esta estátua de Cristo do artista Guido Galletti, construída em 1954. É chamado o Cristo do Abismo.

Itália, San Fruttuoso, Cristo do Abismo

8. Vá-se lá perceber porquê, mas este parque temático só teve sucesso durante 10 anos, Inaugurado em 1997, o Parque de Viagens de Gulliver, em Kawaguchi, no Japão, está totalmente abandonado.

Parque de Viagens de Gulliver, em Kawaguchi, no Japão

9. Foi o furacão Katrina o responsável pelo abandono do Six Flags Jazzland, em Nova Orleães. As diversões mantêm-se, a deteriorar-se, mas nunca mais ninguém lá voltou.

Six Flags Jazzland, em Nova Orleães

10. O Asilo Willard, em Nova Iorque, foi construído em 1869 e encerrado em 1995. Mais de metade dos 50 mil pacientes que passaram por este asilo, morreram nestas instalações e aqui foram enterrados.

Asilo Willard, em Nova Iorque,

11. Mina de diamantes Mirny, na Sibéria Oriental, na Rússia. Mandada construir por Estaline, a mina é conhecida por ter feito o segundo maior buraco do mundo.

Mina na Sibéria Oriental, na Rússia

12. Cidade abandonada de Keelung, em Taiwan.

Cidade abandonada de Keelung, Taiwan

13. Depois do acidente nuclear de Chernobyl, a cidade de Pripyat, na Ucrânia, ficou totalmente abandonada, em 1986.

Chernobyl, a cidade de Pripyat, na Ucrânia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo