Vidago Palace Vidago Palace © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 14, 2013

Para se sentir como um rei (ou rainha) no Vidago Palace

Alojamento/ Norte/ Portugal [ Chaves/ Golfe/ Hotéis/ Vidago ]

No concelho de Chaves, o Vidago Palace foi, de facto, pensado para a realeza mas, quando abriu as portas, em 1910, já não existiam reis para lá irem. Pelo menos, em Portugal. Mas, aqui, vai sentir-se como um rei… ou rainha.

Fica a apenas uma hora e meia do Porto e sempre foi reconhecido como um retiro termal, com as famosas águas minerais do Vidago. Além disso, o Vidago Palace está no cimo de uma mata florestal que era o local de caçadas dos reis.

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Curiosamente e, ironia do destino, o palácio que foi construído para o rei D. Carlos… nunca foi visto pelo rei, que foi assassinado antes, em 1908. Assim, o mesmo aconteceu com o filho, D. Manuel II, que foi deposto pela revolução republicada em 1910, precisamente a data para que estava prevista a inauguração do Vidago Palace – a 5 de outubro.

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Por isso, o Vidago Palace nunca acolheu os hóspedes da realeza para os quais tinha sido pensado. Mas, o hotel sempre piscou o olho aos aristocratas nacionais e europeus que o achavam um mimo de luxo… e isso compreende-se bem, só de olhar para o edifício. Nos anos 50 e 60 os chás dançantes animavam o palácio com as famílias da alta sociedade.

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Apesar de renovado, a decoração manteve o charme da Belle Époque, um campo de golfe que é gabado internacionalmente, as antigas termas, e um spa moderno, com massagens e tratamentos que lhe tratarão do corpo e mente. Experimente uma massagem relaxante e saia de lá muitoooo zen!

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

No exterior do Vidago Palace está uma piscina grande, num recanto verde, e um bar onde, nos dias mais quentes, não dá vontade de sair nem por um minuto. Na primavera/verão é mesmo para ficar de molho e hidratar, hidratar, hidratar. Daí estar um bar ali mesmo à mão de semear.

Os quartos são muito confortáveis, com camas grandes e adotaram uma decoração mais moderna, com cadeirões para relaxar e uma banheira vintage.

A bem da verdade, o palácio e o parque agora parecem-nos gigantescos. Mas, para os reis era uma espécie de casa de campo….  Tudo tinha o requinte exigido pela realeza e muito disso foi mantido.

Vidago Palace Club House

Vidago Palace Club House © Viaje Comigo

E ainda muito do glamour inicial se mantém. Isso mesmo depois da remodelação (o Vidago Palace é da UNICER) feita pelos arquitetos José Vieira e Diogo Rosa Lã e onde o arquiteto Siza Vieira também mostrou trabalho tanto no bar – o Club House, que existia, como edifício de pedra, desde 1886, e que Siza inclui uma claraboia que trouxe uma luminosidade única ao espaço – como no Spa.

O Club House está aberto de manhã (8h00) até às 19h00 e serve refeições ligeiras e snacks. Tem também, ao lado, uma loja com artigos e acessórios ligados ao golfe.

A sala dos pequenos-almoços, chamada de sala de Jardim de Inverno, é absolutamente fantástica… Tem teto envidraçado, deixando entrar a luz natural e um pequeno-almoço cheio de coisas deliciosas. Sumo de laranja natural e fresco, pães variados, carnes frias, queijos, bolos e bolinhos deliciosos que lhe vão dar cabo da dieta. Depois, pode ir correr pelo parque para queimar as calorias.

Vidago Palace (sala dos pequenos-almoços)

Vidago Palace (sala dos pequenos-almoços) © Viaje Comigo

Vidago Palace (salão de jantares e festas)

Vidago Palace (salão de jantares e festas) © Viaje Comigo

Mas, o que dizer também da beleza da sala dos jantares? Linda de morrer! A comida tem o requinte adaptado ao local e é o chef Rui Paula o responsável pelos menus gourmet apresentados,  priveligiando os produtos locais. Sendo este um local ancestral de caça, o prato de javali continua a fazer parte da ementa.

Restaurante do Vidago Palace

Restaurante do Vidago Palace © Viaje Comigo

O Vidago Palace tem, no total, quatro restaurantes, duas piscinas (com uma terceira para crianças), quatro bares, spa, ginásio, salões de leitura, biblioteca e o campo de golfe é de 18 buracos, desenhado por Cameron & Powell – o velho campo de 9 buracos existia desde 1936.

Vidago sempre foi conhecido pelas suas águas. Aliás, a água de Vidago é engarrafada desde 1886. Dentro do parque do Vidago Palace a água está presente nas fontes à superfície. Em cada fonte a composição química da água é diferente, mas todas têm em comum um conteúdo mineral excecionalmente elevado – em particular ferro – que se diz ter propriedades terapêuticas.

Para os pais que necessitem de babysitting têm de fazer a marcação antecipadamente. Existe ainda um programa especial para crianças, para as manter entretidas enquanto os pais andam descansadinhos da vida a relaxarem.

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Vidago Palace, Parque de Vidago, Vidago, Vila Real, Portugal
Telefone: (+351) 276 990 900

Vidago Palace

Vidago Palace © Viaje Comigo

Vista do campo de golfe do Vidago Palace

Vista do campo de golfe do Vidago Palace © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo