Arena de Verona
Publicado em Junho 17, 2013

Visitar Verona, Itália

Itália [ Verona ]

Sabia que o anfiteatro de Verona é o terceiro mais antigo de Itália? E que as mais originais cartas de amor enviadas para Julieta ganham um fim de semana grátis em Verona?

Leia aqui, no Viaje Comigo, essas e outras informações sobre Verona… uma das cidades mais românticas do mundo.

Arena de Verona

Arena de Verona

Nos seus tempos áureos, o anfiteatro de Verona levava 28 mil pessoas e chamava-se arena porque os romanos diziam arena e não “areia” – material que serve de base do anfiteatro.

Longe estão os tempos dos espetáculos sanguinários que aqui terão ocorrido, mas atualmente  o anfiteatro continua a acolher variados eventos. Desde peças a concertos rock, pop, ou de música clássica. É assim um 2 em 1: uma forma de o turista visitar este monumento e  assistir a um concerto.

Arena de Verona

Arena de Verona

Já foi palco de variados espetáculos de ópera e, no verão, são apresentadas várias peças. Este ano (2013) são dedicadas a Verdi, porque são celebrados os 200 anos do compositor. Pode até ver nesta fotografia acima a montagem do palco para um espetáculo.

Não dá vontade de sair do centro histórico de Verona. É muito tranquila e tem muita história em redor. Há sempre algo para ver. A praça central é muito pitoresca e recheada de cafés e restaurantes.

Verona, Itália

Verona, Itália

Os palácios antigos dos século XVI e XVIIII mantêm-se, recuperados. e são o testemunho da passagem dos venezianos por este local.  Com a sua arquitetura antiga, bem preservada, a cidade foi declarada património da humanidade pela UNESCO em 2000.

Verona, Itália

Verona, Itália

O comércio tradicional está ainda muito vivo nesta cidade. Tem muitas ruas pedonais onde convivem, lado a lado, lojas locais com grandes marcas internacionais de vestuário e calçado. Verona tem 12 quilómetros de muralhas que foram convertidas em jardins em redor do centro.

Verona, Itália

Verona, Itália

A dita varanda, onde Julieta apareceria

A dita varanda, onde Julieta apareceria

Romeu e Julieta 

Ainda que Verona seja uma cidade adorável e com muito que visitar, há um local que é incontornável num passeio por esta cidade. A varanda, ou o chamado balcão de Julieta, faz parte da antiga casa dos Capuletos (conhecida como Casa de Julieta), do século XIII, onde Romeu se terá declarado.

Declarações de amor, Verona

Declarações de amor, Verona

Reza a história que foi aqui que Shakespeare se inspirou para escrever Romeu e Julieta. E no local está todo um comércio associado a isso.

Junto da varanda tem lojas com vários souvenirs com corações, etc Para chegar à varanda basta seguir as indicações, são muitas as placas a apontarem para a casa de Julieta.

Onde colocar os postais para Julieta, Verona

Onde colocar os postais para Julieta, Verona

Pode deixar (isso é grátis) a sua mensagem na parede da entrada, debaixo da arcada. Debaixo da varanda está uma estátua de Julieta e, diz a lenda, que se terá sorte ao amor se tocar na estátua. Bem, não é na estátua toda, é num local em especial e vai perceber porque é o local da peça que tem uma cor diferente, do desgaste. Já viu na fotografia? Sim, é mesmo no seio direito da estátua! 😀

Dizem que dá sorte passar a mão no seio da estátua de Julieta :D

Dizem que dá sorte passar a mão no seio da estátua de Julieta 😀

Se Verona já era um local turístico, desde 2010 com o filme “Cartas para Julieta” tornou-se ainda mais conhecido. E são mesmo os agentes turísticos locais que nos dizem que desde esse ano o turismo cresceu e muito.

Não querendo estragar a que não viu o filme, a história fala de uma rapariga que, de férias, fica a conhecer este local onde as pessoas deixam as suas cartas de amor. E onde tem um grupo de pessoas que respondem às cartas de amor, enviadas por pessoas de todo o mundo.

Cadeados como declaração de amor eterno

Cadeados como declaração de amor eterno

Cadeados como declaração de amor eterno

Cadeados como declaração de amor eterno

Mas, se viu o filme “Cartas para Julieta” vai ter uma ideia errada. Não se colocam as cartas de amor na parede! Tem uma caixa de correio vermelha onde pode colocar as suas cartas.

Só para ter uma noção do quanto este local vende o turismo de Verona, saiba que podem ganhar uma estadia lá. É verdade! Todos os anos, é escolhida a carta de amor mais original e ganha uma viagem com alojamento, de um fim de semana, para ficar em Verona e conhecer a cidade.

Verona

Verona

Debaixo da varanda, além da estátua e das lojinhas, tem um portão repleto de cadeados coloridos, que são as provas de “amor eterno” que os casais apaixonados ali deixam. Se quiser enviar a sua carta não se esqueça de colocar o nome de Julieta: Giulietta Capuleti.

Apesar de a casa de Julieta ser muito visitada há ainda a Casa de Romeu, na Via Arche Scaligere. Cá fora tem uma inscrição de uma das mais famosas frases da obra de Shakespeare: “Oh Romeo, Romeo! Wherefore art thou Romeo?”

Verona

Verona

Curiosidade: As rivalidades entre famílias brasonadas era algo muito habitual há uns séculos. Por isso, é fácil de imaginar que tenha existido mesmo uma história de amor como a de Romeu e Julieta, ainda que Shakespeare lhe tenha dado todo aquele tom dramático.

O próprio Shakespeare inspirou-se na história de Luigi Da Porto (1530) para escrever a sua (escreveu-a entre 1591 e 1595).

Ristorante Maffei, Verona

Ristorante Maffei, Verona

COMER

Como só passamos em Verona um dia não temos experiência no alojamento e só fizemos uma refeição. Foi só uma mas num sítio espetacular e com muita história.

O Ristorante Maffei tem uma decoração clássica, com pratos com pinturas e, nas cave do edifício, ainda guarda ruínas romanas muito antigas.

Ristorante Maffei, Verona

Ristorante Maffei, Verona

A cozinha do Maffei mistura a gastronomia típica italiana (como risotto) com algumas criações gourmet como o souflé, na entrada, o lombo de porco (na foto) ou a panna cotta de sobremesa (na foto).

Ristorante Maffei, Verona

Ristorante Maffei, Verona

Ristorante Maffei, Verona

Ristorante Maffei, Verona

DORMIR

São várias as sugestões de alojamento em Verona. Pesquise aqui.

Verona

Verona

Café em Verona. Conseguem ver a foto do Maradona na parede?

Café em Verona. Conseguem ver a foto do Maradona na parede?

MAIS INFORMAÇÕES

Clube da Julieta

Além do que já foi sugerido, pode ainda visitar a catedral gótica, o Plazio del Consiglio, o Castel Vecchio, tumbas Scaligeri, Arche Scaligere, a ponte romana e Piazza Delle Erbe, entre outros monumentos de Verona. É uma cidade que se faz muito bem a pé.

Fomos a Verona de camioneta, a partir de Milão, mas se quiser pode ir de avião. Verona tem um aeroporto – Valerio Catullo – que fica a cerca de 10km da cidade.

Verona

Verona

Verona, Itália

Verona, Itália

Estátua de Dante, Verona

Estátua de Dante, Verona

 

Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página